PROVINCIA DE CURITIBA
Curitiba - 28 de Novembro de 2014
PROVÍNCIA DE RECIFE

Servindo os Pobres e formando cidadãos para a vida.

Casa do Menor Trabalhador - Natal-RNO trabalho das Filhas da Caridade nesta região procura amenizar o sofrimento das comunidades carentes, principalmente em municípios atingidos pela seca. Inserções em ambientes de extrema pobreza desenvolvem trabalhos nos setores de Educação, Saúde, Promoção Social e nas Pastorais.

Há uma grande preocupação com a infância carente em favelas das várias capitais e nas regiões pobres do interior.

Uma das obras que merece destaque é a Casa do Menor Trabalhador de Natal, no Rio Grande do Norte, que se destina aos menores de rua.

Inaugurada em 1988, a Casa do Menor Trabalhador foi concebida com base no trabalho da Pastoral do Menor e teve como inspiração a Campanha da Fraternidade do ano de 1987: "Quem acolhe o Menor a mim acolhe". Este tema é a própria essência do carisma Vicentino da Companhia.

São acolhidos pela instituição, crianças e adolescentes empobrecidos, num trabalho preventivo e também aqueles que se encontram em situação de risco pessoal e social. Atualmente, 500 meninos e meninas de rua, na faixa etária de 7 a 18 anos, têm assegurada a educação gratuita em tempo integral, com Escola Fundamental, Oficinas de Educação Profissionalizante, Formação Cristã, Esporte, Lazer, Atividades Culturais, além de Assistência alimentar e sanitária. Através deste trabalho, as Filhas da Caridade procuram responder aos desafios da realidade do país e também atender ao apelo da Igreja. Garantem ainda, que as crianças sejam poupadas do trabalho nas ruas, da influência das drogas e de outras formas de violência. E o mais importante: continuam fiéis no serviço dos pobres, principalmente na área educacional, formando cidadãos para a vida.

Oficina de Artes - Educacionário S. Tereza - Olinda-PEO Educandário Santa Tereza, em Olinda, acolhe crianças carentes de ambos os sexos, provindas da Ilha do Maruim, em regime de externato e semi-internato. Mantém escola primária com 366 alunos e cursos profissionalizantes de: Arte Decorativa, Confeitaria, Culinária, Flores, Corte e Costura e Datilografia.

O Educandário tem a finalidade de oferecer aos alunos melhores condições para o desenvolvimento de suas potencialidades e, conseqüentemente, melhores perspectivas futuras. Através dos cursos profissionalizantes procura habilitá-los e motivá-tos para o mercado de trabalho. Além disso, contribui para a humanização e evangelização na área educacional e profissional.

O Educandário Casa da Providência, em Recife, atende crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos de famílias carentes, provindas das favelas da Ilha das Cobras e Vila do Vintém. As crianças que freqüentam o semi-internato têm aulas para formação religiosa, de reforço e iniciação profissional. O Educandário tem como objetivo propiciar um melhor atendimento às crianças e adolescentes carentes proporcionando-lhes uma educação integral, dando ênfase à evangelização e iniciação profissional.

A Escola São José, situada na periferia de Natal, tem como objetivo a educação integral das crianças e adolescentes, através de uma formação humana, cristã, evangelizadora e libertadora. Além do ensino formal, a Escola desenvolve um trabalho social com as Comunidades Canto do Mangue e Santos Reis. Em 1977, apenas 3% dos 846 alunos não conseguiu média escolar, um reflexo do Projeto Brasil Criança Cidadã, que deu ainda, condições para uma formação mais integrada, atingindo as crianças em suas mais variadas necessidades.

Instituto Nossa Senhora da Salette - Salvador-BAO Patronato da Medalha Milagrosa, em Natal, busca a promoção de crianças, adolescentes e de suas familias, para que possam ser agentes de sua própria construção pessoal. O êxodo rural é uma das principais causas da concentração da população pobre na periferia de Natal. Vivendo nesse desamparo e sem orientação, estas pessoas acabam por se marginalizar. Para evitar que isso aconteça, as Filhas da Caridade desenvolvem atividades de ensino cristão, psicoterapia em grupo, aconselhamento, capacitação educacional e profissionalização.

O Instituto Nossa Senhora da Salette, em Salvador, há 140 anos vem mantendo seus objetivos educacionais, sempre se ajustando às necessidades do momento. Em suas dependências funciona o Dispensário São Vicente de Paulo, que atende a 45 famílias com cesta básica, agasalhos e medicamentos.

Na Favela Péla Porco, periferia da cidade, mantém uma Creche-Escola, onde 150 crianças carentes são acolhidas e 770 alunos da escola recebem instrução primária e orientação para o trabalho. O Instituto mantém ainda, a Escola Nossa Senhora da Salette que, desde a sua origem, funciona no turno vespertino com crianças carentes e, à noite, com domésticas e mães solteiras.

O Colégio Imaculada Conceição, em Maceió, é uma escola de educação infantil, ensino fundamental e médio com as seguintes atividades: Viagem de estudo interdisciplinar, Serviço de Orientação Educacional com Plantão Pedagógico para acompanhamento sistemático do aluno, Encontros de Formação para desenvolvimento de aspectos emocionais, sociais e espirituais. As Atividades Religiosas e Filantrópicas são desenvolvidas pelas Filhas da Caridade junto aos alunos que participam, num trabalho voluntário de arrecadação e doação de alimentos para as famílias do sertão alagoano.

Certificado do Colégio Maria TerezaO Colégio Maria Tereza, situado em Boa Viagem, no Recife, foi fundado em 1940, com o nome de Centro Social São José. Atualmente, mantém cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Curso de Magistério, preparando seus educandos para a cidadania e uma vivência cristã autêntica. Sempre baseado na filosofia Vicentina, o Colégio Maria Tereza procura oferecer condições para uma educação integral, que leve o aluno a construir sua cidadania segundo os principios cristãos. A escola mantém um bom relacionamento com os pais e com a comunidade. Atinge um objetivo de maior valor caritativo ao envolver alunos, pais, professores, funcionários e comunidade em obras de ajuda aos necessitados. O Colégio Maria Tereza recebeu, em 1998, homenagem de Consagração Pública Brasileira, concedida pelo Governo Federal, pelos relevantes serviços prestados à coletividade.

voltar
topo
Informações
Capela
 © Copyright 2006 Província de Curitiba - Todos os direitos reservados Envie esta página por e-mail - Imprima esta Página