01/03/2018

Província de Curitiba acolhe a visita da Conselheira Geral, Ir. Raimunda Corina Sousa Bastos

 

Iniciou-se com uma celebração eucarística na Capela da Medalha Milagrosa, no dia 22 de fevereiro, a Visita Regular de Irmã Raimunda Corina de Sousa Bastos à Província de Curitiba. Brasileira, proveniente da Província de Fortaleza e atualmente residindo na Casa Mãe, em Paris, Irmã Corina é Conselheira Geral para os países de Língua Portuguesa, sendo esse um serviço de auxílio junto à Superiora Geral no governo da Companhia das Filhas da Caridade.

 

Segundo as orientações da Constituições e Estatutos, as Conselheiras Gerais são intermediárias entre as Províncias e os Superiores Gerais, possibilitando um conhecimento mútuo entre as realidades local e internacional da vida e missão da Companhia (E. 49c). Nesta tarefa, as visitas regulares realizadas a cada cinco anos ou de caráter extraordinário, são uma ocasião propícia para este intercâmbio de realidades, tecido sob o signo do sentido de pertença e cooperação.

 

Durante sua estadia na Província, que se estenderá até o dia 17 de março, Ir. Corina terá oportunidade de encontrar e dialogar com um grande número de Irmãs, bem como conhecer os diferentes serviços e iniciativas provinciais, assumidos nas diferentes frentes de ação que possui. A Visita Regular é, assim, um momento de animação, revisão e fortalecimento da vivência espiritual, das relações fraternas e do labor apostólico.

 

A presença da Conselheira Geral é, igualmente, sinal da unidade e da internacionalidade da Companhia que, nos diferentes contextos e culturas, busca ser uma expressão encarnada e libertadora do Evangelho. Em revisita às origens do Carisma, nos recorda o zelo assumido pelos Fundadores, especialmente Luísa de Marillac, no acompanhamento permanente das Irmãs e das Comunidades, a fim de que estas pudessem caminhar na fidelidade criativa à finalidade para o qual Deus as suscitou no mundo, que é o serviço de Jesus Cristo na pessoa dos pobres.

Galeria