13/11/2017

Novena de Nossa Senhora das Graças inicia dia 18 de novembro na Capela da Medalha Milagrosa

 

Entre os dias 18 e 26 de novembro a Capela da Medalha Milagrosa (Avenida Manoel Ribas, 02) acolhe a novena em honra Nossa Senhora das Graças, preparatória à festa mariana comemorada pela Igreja no dia 27. Estas celebrações remetem às manifestações da Mãe de Jesus em 1830 à jovem Irmã Catarina Labouré, na Casa Mãe das Filhas da Caridade, em Paris/França. A pedido de Maria, se fez cunhar uma medalha que foi nominada pelo povo como Medalha Milagrosa dado o grande número de graças alcançadas por aqueles/as que a carregavam.

 

Além de recordar a mensagem das aparições, a novena é um momento singular de encontro da comunidade de fé, de reunir famílias, amigos/as e devotos/as de Nossa Senhora num grande coro de louvor a Deus pelas maravilhas que Ele realiza em nossas vidas. Com confiança filial, também dirigimos a Ele, pelas mãos de Maria, nossa oração pelas situações de dificuldades e desafios que vivemos, sejam pessoais, familiares, sociais, com a certeza de que a Sua graça não nos falta.

 

Todos os anos é escolhido um tema para motivar as orações da comunidade. Em 2017, a novena sintoniza-se com a comemoração dos 400 anos do Carisma Vicentino, evento que recorda as duas experiências fundantes deste carisma, vividas por São Vicente de Paulo, no ano de 1617, na França. Tendo como motivação temática principal “Com Maria, 400 anos de Caridade e Missão”, em cada dia buscaremos resgatar atitudes evangélicas constitutivas da experiência de fé e missão vicentinas e, no horizonte da devoção mariana, buscando contextualizá-las para nossos dias. Humildade, mansidão, simplicidade, confiança na Providência, ardor na fé, vocação missionária, caridade afetiva e efetiva são máximas do Evangelho assumidas por Maria, por nossos fundadores – Luísa de Marillac e Vicente de Paulo – e por Santa Catarina Labouré, que foi agraciada com a visita da Virgem. A exemplo destes, também nós hoje somos chamados e chamadas a viver nossa fé na esteira dos passos percorridos por eles.

 

Queremos, assim, situar nosso amor à Virgem para além de atos devocionais isolados e individuais, mas como comunidade, em sintonia com a vida e a missão da Igreja. Ao orarmos com a Mãe de Jesus, somos movidos/as a assumir em nossas vidas o modo como ela viveu seu seguimento a Jesus, acolhendo em sua vida a vontade do Pai e deixando-se conduzir pelas luzes do Espírito.

 

A mensagem da 1830, explicitada nos símbolos contidos na medalha é profundamente cristocêntrica; disse a Maria à jovem Catarina e, por meio dela, a cada um de nós hoje: “Vinde aos pés do altar! Aqui as graças serão abundantes”. Amar Maria significa cultivar em nós um mesmo amor à comunidade, à humanidade como um todo e em tudo que diz respeito à vida de nossos irmãos e irmãs, especialmente os/as mais empobrecidos/as.

 

As celebrações eucarísticas dos dias da novena acontecem sempre às 19h, na Capela da Medalha Milagrosa. No dia 27 de novembro, as missas serão pela manhã (9h) e à noite (19h). As celebrações serão transmitidas ao vivo e diariamente pela página da Novena da Medalha Milagrosa no Facebook.

 

Confira os temas e intenções de cada dia:

 

DIA:

MOTIVAÇÃO VICENTINA:

INTENÇÃO:

1º (18/11)

Com Maria, 400 anos de vocação missionária

Vocações

2º (19/11)

Com Maria, 400 anos de espiritualidade de serviço

Juventudes

3º (20/11)

Com Maria, 400 anos de confiança na Providência

Famílias

4º (21/11)

Com Maria, 400 anos de busca da vontade de Deus

Enfermos e Idosos

5º (22/11)

Com Maria, 400 anos de simplicidade e prudência

Crianças

6º (23/11)

Com Maria, 400 anos de compaixão pelos pobres

Pobres

7º (24/11)

Com Maria, 400 anos de caridade afetiva e efetiva

Realidade sociocultural

8º (25/11)

Com Maria, 400 anos de humildade e mansidão

Criação

9º (26/11)

Com Maria, 400 anos de ardor na fé

Igreja

 

Sobre o histórico das Manifestações de 1830

Conheça a Capela das Aparições na Rue du Bac, em Paris

Visite a Capela da Medalha Milagrosa, em Curitiba

Visite e acompanhe a novena pela página da novena no Facebook

 

Galeria