03/08/2017

Mês Vocacional 2017: a Vocação é sempre um caminho de “Amor-Ação”

Desde o ano de 1981, o mês de agosto foi estabelecido pela CNBB como Mês Vocacional. Em sintonia com o Ano Mariano, que recorda os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, o ano de 2017 tem como tema “A exemplo de Maria, discípulos missionários” e o lema “Eis-me aqui, faça-se”. Além de recordar e refletir sobre os diferentes serviços, ministérios e carismas presentes na comunidade eclesial, este é um mês propício para intensificar nossa oração pelos/as vocacionados/as.

 

Na vida e na missão da Igreja, as vocações são fonte de dinamismo e vitalidade, e traduzem a criatividade fecunda do Espírito. Inspirados/as no testemunho vocacional de Maria de Nazaré, na sua abertura e disponibilidade à graça de Deus, contemplamos nossa própria trajetória de fé. Somos também nós vocacionados/as da messe do Senhor, chamados/as a viver nossa missionariedade na alegria e no compromisso solidário com a humanidade e com a Casa Comum.

 

Como Família Vicentina, a comemoração dos 400 anos do Carisma Vicentino nos move a celebrar nossa vocação de amor-serviço aos Pobres. Recordando os caminhos de Folleville e Châtillon percorridos por nossos Fundadores, olhamos para as travessias que percorremos hoje. A vocação é sempre um caminho de “Amor-Ação”, um convite ao testemunho afetivo e efetiva da presença amorosa de Deus em nossa vida e missão.

 

 

ORAÇÃO VOCACIONAL

 

Jesus, Mestre Divino,

que chamaste os Apóstolos a vos seguirem,

continuai a passar pelas nossas famílias,

pelas nossas escolas e continuai a repetir

o convite a muitos de nossos jovens.

Dai coragem às pessoas convidadas.

Dai força para que vos sejam fiéis como

apóstolos leigos, como diáconos, padres e bispos,

como religiosos e religiosas,

como missionários e missionárias,

para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade.

(Paulo VI)

Galeria