07/10/2017

Comissões Especializadas da Província de Curitiba se reúnem para formação e planejamento

 

Conforme calendário anual de atividades, aconteceu neste sábado, dia 07 de outubro, mais um encontro das Comissões Especializadas da Província de Curitiba. Realizada na Casa Provincial Medalha Milagrosa, a atividade teve por objetivo promover a integração, formação e planejamento da missão desenvolvidas pelas Comissões.

 

Iniciada com a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Diretor Marcos Gumieiro, a programação da manhã contou com a contribuição do Prof. Alex Villas Boas, coordenador do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUCPR. Com exímia competência intelectual, Prof. Alex desenvolveu uma provocativa reflexão que teve como tema “A experiência cristã na contemporaneidade: cenários, linguagens e perspectivas”. Sua fala apresentou uma contextualização histórica e socioeclesial da relação entre o cristianismo e a cultura, buscando elucidar os elementos da experiência religiosa na contemporaneidade e de como essas narrativas integram as percepções do mundo e do ser humano moderno. As colocações instigaram o grupo a estabelecer pontes com a identidade e missão da Companhia em vista de uma fidelidade crescente e crítica ao carisma que lhe é próprio. Pela parte da tarde, os grupos detiveram-se na avaliação do plano de ação do ano e planejamento, socializando a previsão de calendário para 2018. O encontro conclui-se com uma bonita celebração alusiva ao Ano Mariano, rememorando os 300 anos de Aparecida.

 

Organizadas a partir da década de 1970, as Comissões Especializadas são uma instância consultiva que colabora com a Visitadora e seu Conselho na articulação e dinamização dos serviços desenvolvidos pela Comunidade. A Província de Curitiba conta com a atuação de cinco comissões, tendo cada uma delas uma Conselheira Provincial como referência: Comissão Especializada de Saúde (CES), Comissão Especializada de Serviço Social (CESS), Comissão Especializada das Comunidades Inseridas em Meios Populares (CECIMPO), Comissão Especializada de Educação (CEEPaC) e Comissão Especializada de Formação. Os encontros conjuntos realizados duas vezes ao ano buscam fomentar a partilha e a comunhão a partir das diferentes frentes de ação assumidas pelas Irmãs e colaboradores/as vicentinos/as.

 

Ir. Raquel de Fátima Colet

Pelas Comissões

Galeria