19/12/2018

Ação Comum “Conectando Solidariedade” - partilhando os frutos

 

Em sintonia com o projeto pedagógico-pastoral Conectando Relações, a Educação Vicentina na Província de Curitiba realizou entre os meses abril a outubro a Ação Comum Conectando Solidariedade. A proposta surge com dois objetivos principais: a) promover o conhecimento mútuo e intercâmbio entre as diferentes frentes de ação do Carisma Vicentino na Província; b) propor iniciativas de cooperação entre essas frentes.

 

Em 2018, o projeto foi realizado em parceria com a Casa de Acolhida São José, obra administrada pelas Filhas da Caridade e que presta atendimento à População em Situação de Rua. Concretamente, a Ação buscou mobilizar recursos para a melhoria das instalações da lavanderia, contribuindo, assim, com esse serviço específico que a Casa presta aos seus usuários.

 

A mobilização foi potencializada pela criatividade das Instituições locais em ativo envolvimento com a comunidade educativa. Atividades e projetos como construção e distribuição de cofrinhos com os/as educandos/as, venda de produtos diversos e barracas de alimentação em eventos da instituição, destinação de porcentagem dos lucros obtidos em promoções, estiveram entre as iniciativas desenvolvidas. O valor total arrecadado foi de R$ 33.365,80, que será empregado para o devido fim a partir de 2019.

 

É importante também salientar e celebrar os resultados pedagógico-pastorais da Ação Comum, visto que a mesma procurou trazer para a escola as questões que envolvem a População em Situação de Rua, promovendo uma reflexão interdisciplinar sobre o tema. Juntamente com a sensibilização solidária, expressa na superação de preconceitos e intolerâncias, atitudes de acolhida e cooperação, essa abordagem situou a temática dentro das questões estruturais que envolvem as políticas públicas voltadas a essa população, e que atuam de forma direta na garantia e efetivação de seus direitos.

 

Faz parte do #JeitoVicentinoDeEducar possibilitar à Comunidade Educativa, sobretudo os/as educandos/as, o acesso a informações e vivências que lhes permitam pautar seus projetos de vida nos valores da solidariedade, acolhida e respeito. Essa é uma dimensão identitária do carisma vicentino que anima e fundamenta a missão educativa.

 

A Educação Vicentina e a Casa de Acolhida São José agradecem a todos/as que, de forma direta e indireta, contribuíram na organização e realização do projeto, desejando que os frutos desta Ação continuem gerando sementes de solidariedade evangélica e justiça social nos espaços e relações onde foram colhidos.

 

 

Comissão de Educação – Província de Curitiba

Pela Equipe Organizadora

Galeria