PROJETO PEDAGÓGICO-PASTORAL 2018

 

1. Tema gerador: Conectando Relações

 

2. Iluminação bíblico-vicentina: “Acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo perfeito” (Cl 3,14)

 

3. Justificativa:


A ação pastoral no espaço escolar demanda um planejamento integrado com as demais dimensões do projeto educativo, ao mesmo tempo em que interpela este à coerência com seus princípios e orientações. Partindo dessa premissa, observa-se que a escola é um espaço peculiar de encontro da diversidade em seus diferentes aspectos (sociocultural, religioso, geracional, entre outros). Ao mesmo tempo em que agrega esta pluralidade, carrega o desafio de articulá-la positivamente, de modo a, na valorização das diferenças, oportunizar um itinerário formativo – humano, cognitivo, técnico, relacional – integrado.
Um mapeamento online realizado com a Comunidade Educativa das Instituições Educacionais da Província revela as relações humanas como uma questão premente de ser abordada no projeto pedagógico-pastoral. Na órbita deste tema central estão outros mais - como família, ética, justiça socioambiental, mística e espiritualidade - e que descrevem eixos que necessariamente passam pela dimensão relacional. Um elemento importante a ser citado nesta verificação diz respeito à influência da cultura digital neste conjunto de relações, potencializando-as, mas, ao mesmo tempo, exigindo uma abordagem crítica.


Como escola confessional, fazemos a releitura dessa realidade plural a partir da ótica do Evangelho. Nele observamos que o projeto de Deus a nós comunicado por Jesus de Nazaré e interpretado de forma original por nossos Fundadores, Luísa de Marillac e Vicente de Paulo, é, em síntese, uma experiência relacional. Pela fé experienciamos que Deus se comunica a nós, que nos fala pessoal e comunitariamente, que se dá a conhecer e nos interpela na realidade que nos cerca. Para nós vicentinos/as, a vida das pessoas mais empobrecidas são lugares especiais dessa comunicação relacional do divino.


Assim, assume-se para a reflexão e ação pastoral de 2018 o tema Conectando Relações, partindo dessa verificação: vivemos em uma realidade de relações plurais, onde as diferenças nem sempre são assumidas de forma integrada (VER), de modo que somos impulsionados a olhar para essa realidade pelas lentes dos valores de nosso carisma que estão radicadas no Evangelho (JULGAR). Desse olhar brota nossa ação educativa que busca ser uma proposta de encontro-conexão entre as diferentes dimensões da vida e das relações humanas (AGIR).


4. Objetivo:


Refletir sobre as diferentes dimensões e interfaces das relações humanas e suas diferentes ambiências, a fim de qualificá-las junto à comunidade educativa e a partir dela.


5. Metodologia:


O projeto pedagógico-pastoral “Conectando Relações” se estrutura e dinamiza em dois principais âmbitos – provincial e local. Em nível de Província se estrutura a fundamentação tanto pedagógica quanto teológico-pastoral. No campo operacional, elencam-se objetivos e estratégias conjuntas que se revertem em alguns projetos comuns. Por sua vez, cada realidade local apropria-se da temática e a traduz em metodologias diferenciadas de trabalho, buscando sempre envolver os diferentes setores da comunidade educativa. As ações e projetos propostos percorrem os três eixos da Pastoral Escolar Vicentina – místico/celebrativo, formativo/integrativo e pastoral/solidário - em sintonia com o Projeto Político-Pedagógico da Instituição.


6. Cronograma:


Tendo a Agenda Escolar Vicentina como um subsídio de apoio à temática anual, o projeto pedagógico-pastoral 2018 assume um caminho reflexivo e prático a partir de subtemas mensais. Estes acompanham o ano letivo e apresentam um itinerário progressivo, visando contextualizar as diferentes dimensões e experiências no âmbito das relações, tendo a comunidade educativa como interlocutora imediata. Elencou-se para cada mês uma palavra-chave expressa por um verbo no infinitivo, o que expressa o caráter de ação/movimento/processo que permeia a proposta temática. Correspondem aos subtemas mensais:

 

  • APROXIMAR (fevereiro);
  • ACOLHER (março);
  • ESCUTAR (abril);
  • ESCOLHER (maio);
  • CUIDAR (junho);
  • CONVIVER (julho);
  • PROTEGER (agosto);
  • COLABORAR (setembro);
  • RESPEITAR (outubro);
  • AMAR (novembro);
  • VIVER (dezembro).


7. Recursos:


Em nível provincial, a sistematização e articulação do projeto anual tem na Comissão Especializada de Educação (CEEPaC) e na Equipe Provincial da Pastoral Escolar Vicentina suas instâncias de referência, de modo que as demandas de recursos de diferentes espécies (pedagógico-pastorais, burocráticos e financeiros) são por elas providos. Em âmbito provincial organiza-se a estrutura geral do projeto que será depois adequada nas realidades locais. Correspondem a esta estrutura geral:

 

  • Fundamentação temática e metodológica do projeto provincial;
  • Identidade visual;
  • Produção de subsídios (caderno temático, roteiros de estudo, entre outros);
  • Acompanhamento e assessoria dos processos locais.

 

Em nível local, os/as responsáveis pela PEV elaboram seu planejamento em consonância com a equipe de gestão pedagógica e administrativa da Instituição, a fim de inserir os projetos/atividades pastorais no plano anual local.

 

Pastoral Escolar Vicentina - Província de Curitiba

 

(Identidade visual: Tempus Design (Gisele Skrock  - designer responsável) - criação da arte alusiva ao projeto;

Edição de imagens: CEEPaC       -      Outras imagens: Piaxabay)

 



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