Ação Comum 2018 "Conectando Solidariedade"

 

 

Em sintonia com o projeto pedagógico-pastoral “Conectando Relações”, a Ação Comum Conectando Solidariedade se apresenta como um desdobramento prático e coletivo da temática do ano. Dentro da proposta da Pastoral Escolar Vicentina, se configura como um projeto provincial a partir do eixo de atuação pastoral-solidário.

 

Esta iniciativa brota de aproximações e diálogos com outras modalidades de serviços assumidos pela Província de Curitiba, especialmente com a Comissão Social, intuindo e articulando possibilidades de cooperação mútua. Embora vise um resultado concreto e visível, a Ação Comum não restringe sua intencionalidade à realização de uma campanha de mobilização de recursos. Quer também despertar um processo ativo de observação e conhecimento da realidade das pessoas em situação de rua, que corresponde ao grupo social diretamente envolvido e atendido pelo projeto. Nesse sentido, tem por objetivo oportunizar uma experiência educativa e solidária que envolva reflexão e ação em prol da superação da violência, na interlocução entre a identidade do carisma vicentino e a prática pedagógica-pastoral. Além da sintonia direta com a identidade do carisma vicentino, a iniciativa acompanha as proposições da Campanha da Fraternidade 2018.

 

Como interlocutor imediato do projeto, está o público atendido pela Casa de Acolhida São José, de Curitiba/PR. Administrada pelas Filhas da Caridade, a Casa desenvolve uma proposta singular de atendimento às pessoas em situação de rua. Atuando de modo mais sistemático desde o ano de 2012, a obra responde às necessidades de um grupo crescente da população e que sofre de modo direto o impacto de diversas formas de violência existentes na sociedade. A escuta das demandas reais no atendimento dessa população, a partir dos serviços ofertados pela Casa de Acolhida, oportunizam não somente um apoio concreto ao projeto, como também oferecem elementos substanciais para refletir sobre esse contexto no âmbito educativo. De modo prático, a Ação Comum busca mobilizar recursos para a melhoria das instalações da lavandeira, tendo em vista que este é um dos diferenciais e necessários serviços ofertados pela Casa.

 

Clique para Download