05/06/2017

Instituições Educativas Vicentinas motivam Campanha de Doação de Sangue

 

Neste ano, a comemoração da festa de Santa Luísa de Marillac (09 de maio), fundadora da Companhia das Filhas da Caridade e referência para a Educação Vicentina, foi acompanhada pela motivação de uma ação comum entre as Instituições Educativas Vicentinas da Província de Curitiba. Acompanhando a inspiração “Luísa de Marillac, um testemunho de doação”, a Pastoral Escolar Vicentina (PEV) articulou atividades voltadas para a reflexão sobre a importância da doação de sangue, motivando e mobilizando para sua realização.

 

Tendo em vista que este procedimento não é acessível e indicado para toda a comunidade educativa, especialmente, tratando-se dos educandos/as, enfatizou-se, assim, a sensibilização e informação sobre o assunto, visto que esta ação se configura como expressão de educação humana e humanizadora, a qual diz respeito a todos/as aqueles que estão envolvidos/as com o projeto educativo vicentino.

 

O Colégio Vicentino Santa Cruz, de Campo Mourão/PR lançou a Campanha “Nosso amor corre nas veias”, entre os educandos/as e seus familiares. A atividade foi realizada em parceria com o Hemonúcleo, que realizou palestra com o Terceiro Ano do Ensino Médio.  

 

Em Pato Branco/PR, a Pastoral Escolar Vicentina do Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças, em parceria com a disciplina de Biologia e também com os/as jovens da Juventude Mariana Vicentina (JMV), propuseram a Campanha: “Doe sangue, salve vidas”. Os/as educandos/as do Terceirão participaram de uma palestra com a equipe do Hemonúcleo, que gentilmente se disponibilizou a vir até o colégio. Após, os/as educandos/as mobilizarem-se na divulgação da campanha, passando nas salas de aula acompanhados pela PEV, entregando os panfletos de divulgação e realizando um trabalho de conscientização.

 

No Colégio Vicentino Imaculado Coração de Maria – INCOMAR, de Toledo/PR, a parceria aconteceu com os 9º anos do Ensino Fundamental - Anos Finais. Refletiu-se sobre a importância da doação de sangue junto com o cadastro no Banco de Medula, projeto este que já é realizado todos os anos. A proposta contou com o empenho expressivo da comunidade educativa.

 

A Escola Vicentina Sagrado Coração de Jesus, de Araucária/PR, levou o tema para as aulas de Ensino Religioso durante todo o mês de maio. O município dispõe de uma lei de incentivo à doação de sangue e medula óssea; essa lei leva o nome de Michel Galize Figuel, nome de um jovem estudante vicentino que veio a óbito em 2014 em decorrência da leucemia. Esse dado local contribuiu na motivação da ação.

 

Em outras Instituições, a ação comum está em vias de realização.

 

Ao trazer para a pauta da reflexão e da ação temas e questões pertinentes ao cotidiano e que são relevantes no cuidado da vida, busca-se evidenciar a importância de que o carisma institucional, que em 2017 celebra 400 anos de existência, dialogue propositivamente com a realidade atual. Assim, recordar e celebrar o testemunho de doação de nossa Fundadora implica em perceber na atualidade como esse exemplo pode ser atualizado e continuado. O convite à Comunidade Educativa para conhecer melhor essa situação social, referente especialmente à saúde pública, e, na medida do possível, participar voluntariamente de projetos afins na sua realidade local, é um gesto de cidadania e também de cuidado evangélico.

 

Pastoral Escolar Vicentina – Província de Curitiba

 

####

HSNG - Doação de Sangue

HNSG - Campanha para Doação

HSNG - Doação de Medula

Galeria