PROVINCIA DE CURITIBA
Curitiba - 19 de Abril de 2014
Escola Vicentina Técnica de Enfermagem Catarina Labouré
Curitiba - PR
06-05-1956

Foi fundada em 06 de maio de 1956 pela Província Brasileira das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, com o nome de Escola de Auxiliares de Enfermagem Catarina Labouré. As primeiras Irmãs que assumiram a formação dos profissionais da saúde foram: Irmã Maria Turkievicz, Irmã Maria Regina Magrin e Irmã Verônica Tartas. Instalada provisoriamente nas dependências do Instituto Nossa Senhora das Mercês, aí exerceu suas atividades educativas até a construção do prédio da ETECLA em 1966. Neste ano iniciou-se também o Curso de Técnico de Enfermagem, o primeiro, em âmbito de Paraná.

Sua missão é formar pessoas competentes e responsáveis em cursos de Ensino Médio e Profissional - Área da Saúde - Técnico de Enfermagem. É um educar para acolher a vida com alegria e amor.


A luta para colocar a ETECLA no cenário estadual, Nacional e Internacional foi sempre tarefa árdua que exigiu esforços conjuntos e que envolveu tanto as Irmãs como os professores, benfeitores e a comunidade.

Passando por várias denominações, a escola passou a chamar-se "Escola Vicentina Técnica de Enfermagem Catarina Labouré".

No intuito de atingir as metas traçadas, visando o melhor ensino/aprendizagem possível, estabeleceram-se convênios estreitos e eficazes com a secretaria de Educação, Hospitais, secretaria Estadual e Municipal da Saúde, Indústrias, Instituições Médico-Sociais.

Desde a fundação a ETECLA organiza o ensino orientado pela filosofia cristã e considera o estudante como um ser que necessita conviver e abrir-se ao mundo transcendental.

Nesta perspectiva, preocupa-se com a formação intelectual de profissionais consciente e conhecedores da realidade social que os cerca a fim de que a alteração frente aos problemas seja condizente com as necessidades emergentes do campo profissional.


Paralelamente à sólida formação teórica, fortemente ancorada em princípios éticos, a ETECLA destaca-se por possibilitar aos estudantes um contato com a prática profissional e com a comunidade desde o início do Curso. Hospitais, Centros de Saúde, Escolas, Centro de Educação Infantils, Lar de Idosos, Obras Sociais são campos de estágios. A Escola desenvolve também projetos de voluntariado sobre saúde preventiva, nos finais de semana, em praças, parques, asilos, postos de saúde. Em resposta ao projeto sobre a "Globalização da Caridade: luta contra a fome", a ETECLA assumiu a "Comunidade Anjo da Guarda" em Almirante Tamandaré onde os educandos desenvolvem um belíssimo trabalho de solidariedade vicentina.

O elevado grau de satisfação profissional do auxiliar e Técnico de Enfermagem, sua rápida inserção no mercado e o reconhecimento de sua competência atestam a qualidade e atualidade dos programas de ensino da ETECLA.



Com ensino altamente especializado, usando técnicas de comunicação e formação, tem sido um centro de formação de jovens Filhas da Caridade em suas diversas opções profissionais para um bom serviço de atendimento aos pobres, tanto na área da saúde como da educação. Vem sendo uma das pioneiras, não só em âmbito de Brasil, mas de América Latina, onde profissionais de vários países fazem estágios, atualizam seus diplomas e completam sua profissionalização.

Desde sua fundação, a Escola Vicentina Técnica de Enfermagem já formou 8.016 profissionais na área da saúde. Matrícula atual 322 Escola Vicentina Técnica de Enfermagem Catarina Labouré.

Rua Jacarezinho, 1000
Bairro Mercês
80810-130 - CURITIBA - PR
Fone: (0xx41) 219-3650
FAX: (0xx41) 219-3654
voltar
topo
 © Copyright 2006 Província de Curitiba - Todos os direitos reservados Envie esta página por e-mail - Imprima esta Página